Projovem Adolescente
– Ciclo II – 2011
PLA – Plano de Ação
“TODOS JUNTOS PODEMOS
MELHORAR O MEIO AMBIENTE”
“Um
projeto de sensibilização ambiental”
Quincuncá – Farias
Brito, CE
Coletivo:
“COLETIVO-ADOLESCENTES EM AÇÃO/JOVENS ESPORTISTAS
Orientadora:
Cícera Valquiria
Ferreira da Silva
Facilitadores:
Antonio Fernandes
Dias (Ronaldo)
Murillo Rodrigues da
Silva
Paulo de Tarso
Éverson
Equipe Técnica do CRAS Serra:
Coordenadora do CRAS
Serra: Mariana Camilo Lopes Dias
Coordenadora
Pedagógica: Daniella Dalgisa de Alencar
Coletivos:
“COLETIVO-ADOLESCENTES EM AÇÃO & JOVENS
ESPORTISTAS
Orientadora:
Cícera Valquíria
Ferreira da Silva
Facilitadores:
Antonio Fernandes
Dias (Ronaldo)
Murillo Rodrigues da
Silva
Paulo de Tarso
Éverson
Equipe Técnica do CRAS Serra:
Coordenadora do CRAS
Serra: Mariana Camilo Lopes Dias
Coordenadora
Pedagógica: Daniella Dalgisa
Adolescentes:
Alisson Fernandes lima |
Francisco Cosmo de Sousa
|
Anderson ferreira Moraes
|
Francisco Eduardo Pereira da Silva
|
Antonia Alves de oliveira
|
Ione Iva da Silva
|
Antonia Josuela Eullalya Sousa
|
Ivan Severino Dias
|
Antonia Valeria Alves Oliveira
|
João Pereira Lima Neto
|
Antonio Gonçalves Barbosa
|
João Ruan Ferreira de Lima
|
Antonio Pereira Costa
|
Julio César Severino Dias
|
CÍcera Gonçalves Leite
|
Jucion Gonçalves Dias
|
Cícero Gonçalves Mendes
|
Luzia Samara Pereira Silva
|
Cícero Romário de Jesus
|
Maria Duarte Pereira
|
CÍcera Oliveira da Silva
|
Nágela Silva Arrais
|
Cícero Valdicio Barbosa Vieira
|
Otilia Henrique da Silva
|
Cícero Wesley de Oliveira Sousa
|
Paula Carolina Mendes Duarte
|
Cícero Wilton Barroso da Silva
|
Rafael Fernandes Dias
|
Davi Martins Nogueira
|
Rayanne Fernandes Dias
|
Egon Rodrigues Dias
|
Rejane Gomes Pereira
|
Jesus Pereira da Silva
|
Romário Rodrigues Tintino
|
APRESENTAÇÃO
Este Plano de Ação foi desenvolvido pelos coletivos ADOLESCENTES
EM AÇÃO & JOVENS ESPORTISTAS em parceria com o Centro de Referência em
Assistência Social Serra com o objetivo de trabalhar a necessidade de
tratamento de lixo, oferecendo algumas opções de reciclagem de modo a reduzir a
contaminação dos recursos hídricos, promovendo a saúde e o bem estar de todos
os membros da comunidade.
1. Introdução
2. Justificativa
3. Objetivos
4. Público Alvo
5. Metodologia
6. Ações /Metas
7. Cronograma de Atividades
8. Recursos Humanos e parcerias
9. Recursos Materiais
10. Avaliação do Projeto
11. Considerações Finais
12. Referências Bibliográficas
13. Anexos
INTRODUÇÃO
Este projeto foi desenvolvido com a
perspectiva de despertar nas pessoas da comunidade do distrito do Quincuncá uma
consciência ambiental e voltar os olhos para esse problema da degradação do
solo e fontes hídricas por conta da falta de cuidado e tratamento adequado do
lixo caseiro de modo que sejam realizadas atividades educativas com toda a
comunidade, (crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos) para que eles
venham a interagir melhor com o meio ambiente, fazendo seu uso de forma
sustentável desde o agricultor até os comerciantes.
Um dos nossos maiores objetivos é a
implementação de coletores de lixo para manter as ruas e praças de nossa
comunidade limpas, contribuindo para a diminuição do lixo e com isso diminuir
as doenças causadas pelo mesmo e conseqüentemente diminuir a proliferação do
mosquito da Dengue, evitando que eles possam se reproduzir. Outra ação que
vamos tomar iniciativa de tentar por um fim é o vandalismo porque qualquer
coisa destruída acaba se tornando lixo além, é claro, de representar dinheiro
público desperdiçado.
JUSTIFICATIVA
A cada ano, a humanidade produz mais e mais lixo,
no Brasil, são quase 50 mil toneladas de resíduos despejadas todos os dias em
lixões a céu aberto, o que não é diferente em nossa comunidade local.
Minimizar os efeitos dessa realidade, envolve
aspectos como a redução de padrões sociais de consumo, a reutilização dos
materiais de reciclagem, conforme aprendemos no ciclo I do Projovem Adolescente
com os Três Erres Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Assim, nossa intenção foi alavancar essa discussão,
trazer para a mentalidade das pessoas da comunidade que essa necessidade não é
algo distante, mas real e dar o pontapé inicial de ações futuras.
OBJETIVOS
O plano aqui desenvolvido pretende
sensibilizar a população local sobre os impactos que a rede de esgoto
domiciliar trás à barragem, já que a poluição aqui gerada afeta toda a
população que corre riscos de obter doenças de pele bem como leptospirose ao se
banhar na mesma, tornando também inviável à pesca.
Outro problema a ser combatido é a
prática de depositar embalagens de pesticidas de uso agrícolas e pecuárias ao
ar livre sem se ter nenhuma preocupação quanto aos riscos que os mesmos
oferecem ao solo, animais, fontes hídricas e a própria saúde humana, buscando
também uma forma de tratar o lixo hospitalar que é jogado indiscriminadamente
sem a mínima preocupação com os riscos que o mesmo apresenta aos moradores
locais, já que nesse tipo de lixo encontram-se seringas e agulhas contaminadas
que põe toda a população exposta ao perigo de uma possível infecção.
PÚBLICO ALVO
Trabalhadores rurais, mães dos
adolescentes do Projovem Adolescente, comunidade Quincuncá e Umari em geral.
METODOLOGIA
Usaremos da seguinte metodologia:
palestras com pessoas que conheçam bem o assunto aprimorando os conhecimentos
dos jovens, possibilitando a eles mais segurança para assim poderem articular
melhor com a comunidade e também com suas famílias e claro com o poder público,
isso na tentativa de fazer com que todos voltem os olhos para essas questões de
tão grande importância para o meio em que vivemos.
A necessidade de palestras é que
servem como ponto de partida para que possamos conseguir parceiros para o
desenvolvimento de várias de nossas ações já que aprendemos de diversas formas
que se alguém não faz sua parte ou tentar fazer sozinho fica mais difícil e a
probabilidade de dar errado é muito maior. Já que somos um grupo é necessário
que sempre pensemos e façamos tudo como uma unidade que está representada com a
formação do coletivo, por sermos um grupo de 38 adolescentes achamos necessário
também nos dividirmos em subgrupos, ou departamentos que serão divulgados com
suas responsabilidades cada um.
Precisamos sensibilizar as pessoas
sobre esse problema, para isso realizaremos palestras, entrega de panfletos,
aconselhamento de pessoas, reuniões para mostrar às pessoas os riscos que
correm por causa do lixo, colocar lixeiros, apresentação de vídeos, peças
teatrais e entre outras formas de tentar sensibilizar as pessoas para esta
importante questão. O porquê de fazer toda essa mobilização? Porque as pessoas
estão jogando lixo nas ruas e poluindo o meio ambiente sem a menor preocupação
quanto aos riscos que correm e queremos que joguem lixo em locais apropriados,
ação que trará benefícios à saúde e uma nova visão sobre a importância desta
ser preservada.
Para quem? Para a comunidade do Quincuncá
e para as comunidades vizinhas, para que todos saibam a importância de se
preservar o meio ambiente e os fatores de risco que o lixo causa, fazemos isso
pelas crianças e adultos, para que os pais ensinem os filhos e esses possam
crescer tendo a sensibilidade sobre a importância de se preservar e cuidar do
meio em que vivem, possibilitando no futuro uma condição de vida mais saudável
a todos.
AÇÕES E METAS
Através da prática da Educação Ambiental-
EA – em parceria com órgãos municipais e não municipais dedicados ao meio
ambiente por meio de ações pontuais e temáticas, com a introdução de temas
transversais definidos pelos jovens do Pro jovem Adolescente, juntamente com
seus orientadores e assistentes sociais do CRAS – Centro de Referência em
Assistência Social, nós acreditamos que este projeto trará grandes resultados
para a referida comunidade.
CRONOGRAMA DE
ATIVIDADES
Esse será o
cronograma a ser seguido nas atividades do PLA.
CRONOGRAMA
|
||
MÊS
|
DIA
|
OBJETIVOS
|
AGOSTO
|
01
|
Reunião com os dois coletivos para
uma brincadeira pelo retorno do Projovem após as férias.
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10
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Confecção de cartazes e panfletos
sobre o assunto
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|
15
|
Seminários
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SETEMBRO
|
05
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Palestra com o secretario de
agricultura e meio ambiente
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08
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Apresentação de seminários e peça
para a comunidade
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15
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Confeccionar lixeiras
|
|
22
|
Palestra para a comunidade
|
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OUTUBRO
|
03
|
Palestra sobre vandalismo
|
10
|
Conscientização com a comunidade
sobre o vandalismo
|
|
NOVEMBRO
|
30
|
Realização de Programa de Rádio
|
19/10:
Reunião, apresentação da agenda final, da orientadora Edinha – Reunião no CRAS
SERRA.
26/10:
Exibição do vídeo Morango com Limão.
Divisão
de grupos para as seguintes atividades:
Ensaio da Peça sobre Reciclagem
adaptada para um programa de rádio (Desafios Módulo III e Módulo IV);
Planejamento do vídeo com o tema do
PLA (mapa do local das filmagens, redações sobre o que vão falar, questionários
de possíveis entrevistas, elucidar soluções/sugestões) – (Cumprindo Módulo V).
02/11:
FERIADO FINADOS.
09/11:
Programa de rádio (execução em Farias Brito pela rádio Carmovida FM no mesmo
dia levar alunos do Barreiro também para esta tarefa). OCORREU EM 30 de Nov. de
2011.
16/11:
Realização do vídeo.
23/11: Dia
das Fichas POP e fichas de avaliação do ciclo.
30/11:
Reunião de Pais (depois desse dia, ainda havendo aula, agendar tiragem de
documentos, fazer o currículo dos jovens).
PARTICIPAÇÃO
CIDADÃ (Terças): ACOMPANHAR O ESTÁGIO, AJUDAR NO CUMPRIMENTO DOS DESAFIOS DOS
MÓDULOS, REALIZAR AS AÇÕES DO PLA:
19/10:
Reunião no CRAS. Pedir para trazerem garrafas PET. (Falar com Aldeane).
25/10:
Oficina de Reciclagem com garrafas PET. Ensaiar peça com fantoche.
01/11:
Oficina de Reciclagem no CRAS com acompanhantes (mães).
08/11:
Fazer panfletos nos computadores.
15/11:
FERIADO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.
22/11:
Evento de Encerramento (ver presença de autoridades, apresentar peça de
fantoches).
30/11:
Reunião de Pais.
Obs. Texto retirado de Planejamento
Final do Projovem 2011.
RECURSOS MATERIAIS
Os recursos materiais dependerão da
necessidade que haverá durante a realização das atividades.
RECURSOS HUMANOS
AVALIAÇÃO DO PROJETO
Por
meio da participação das pessoas a quem são destinadas o envolvimento nas
atividades, bem como pelo empenho dos adolescentes que participam do coletivo e
também por meio do cumprimento das ações propostas conquistando objetivos a
curto, médio e a longo prazo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este
projeto representou não uma mera gota de água no oceano, mas, um despertar da
indiferença em uma comunidade que pode por meio de mudanças simples pode exercer
mais dignamente sua cidadania e sua participação ativa e consciente para
melhoria das condições de vida junto ao meio em que vivem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS
RÁDIO
CARMOVIDA FM – PROGRAMA DE RÁDIO:
EU SOU CIDADÃO AMIGOS
DA LEITURA
Apresentação: Adolescentes do
serviço sócio educativo Projovem Adolescente
“COLETIVOS-ADOLESCENTES EM AÇÃO/JOVENS ESPORTISTAS”
Patrocínio: Secretaria de
Assistência Social e Prefeitura Municipal de Farias Brito.
1º
Programa QUINCUNCÁ: 30/11/2011 – PAUTA: PLA – Plano de Ação
“TODOS JUNTOS PODEMOS
MELHORAR O MEIO AMBIENTE”
“Um projeto de
sensibilização ambiental”
Tirar
uma cópia para o operador de som
1. Música
de Introdução: Instrumental ÁFRICA – Total 4,28 minutos. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA E SAUDAÇÃO DOS OUVINTES: Adolescente responsável:
_____________________. Usar a música de introdução como música de fundo desta
fala.
2. Leitura do Poema:
O HOMEM É UMA PEÇA DE RECICLAGEM. Músicas
de fundo: M.J. visionary huijia music – 4,40 minutos;
Smile Instrumental 5,21 minutos.
3. Apresentação das Dicas: vale a pena fazer. Músicas de fundo:
M.J. visionary huijia music – 4,40 minutos;
4. Apresentação a peça: A missão de Alice. Músicas de fundo:,Earth
Song. M.J. 4.39 minutos e Childood M.J.4.2 minutos. Músicas ao final da Peça: Amanhã
(Guilherme Arantes 3,20) e Baila comigo (Rita Lee 5,26 minutos).
5. Fala de despedida: Músicas de fundo:
Baila Comigo (Rita Lee) 5:26 – deixar tocar um
pouco depois que o adolescente falar.
6.
Programa
de rádio Quincuncá:
DIÁLOGOS PARA AS FALAS (as
falas estão sublinhadas):
Após
tocar um pouco a música de abertura (Instrumental Àfrica) o (a) adolescente
responsável pela primeira fala saúda aos ouvintes ao sinal do operador de som:
FALA/adolescente___________________: Boa tarde a todos
os ouvintes da rádio Carmovida FM. Eu sou__________ do Serviço Sócio educativo
Projovem Adolescente. Estamos aqui, ocupando cedido pelo Projeto Eu Sou
Cidadão, Amigos da Leitura para mais uma edição do programa Amigos da Leitura
em Farias Brito, que acontece toda quarta das 12:00 às 13:00 horas pela rádio
Carmovida FM com o apoio da Secretaria de Assistência social de nosso
município.
Este programa quer ser o seu espaço infanto
juvenil e também de toda a família, pra você ficar por dentro de tudo que é
importante para sua vida e o desenvolvimento de sua cidadania.
Estamos aqui hoje,
diretamente do Distrito de Quincuncá para falar para vocês sobre o assunto do
nosso PLA, que é um Plano de Ação que desenvolvemos junto com a comunidade, O
nome do nosso PLA é “TODOS JUNTOS PODEMOS MELHORAR O MEIO AMBIENTE” “Um projeto
de sensibilização ambiental”
Este ano tivemos vários
orientadores como Paulo de Tarso, Murillo, Valquíria e agora a professora Édna
que junto com Éverson e Ronaldo formam nosso time de orientadores ligados ao
CRAS, que é o Centro de Referência em Assistência Social que tem a psicóloga
Mariana Camilo Lopes Dias como coordenadora e a professora Daniella Alencar
como coordenadora pedagógica.
Todos sabemos que uma das maneiras de se
preservar o meio ambiente é consumir menos e pra isso, precisamos aprender a
reutilizar, reaproveitar e reciclar os produtos que consumimos, para falar
sobre isso, vou convidar o(a) colega _____________ que vai ler para vocês o
poema: O HOMEM É UMA PEÇA DE RECICLAGEM.
(o a adolescente
responsável lê o poema).
Lindo não é mesmo este
poema? Agora vou falar para vocês dicas de reciclagem. Escuta só;
Ler
o texto: DICAS VALE A PENA FAZER.
Agora atenção pessoal, vocês
irão ouvir um conto radiofônico. É isso mesmo!
Trata-se da peça A Missão de
Alice, com Argumento de Berenice
Adams e Roteiro de Berenice Gehlen Adams e Marina Strachman. E atenção que lá
vem a história.
(Encenar
a peça para o rádio).
Chegamos
ao final do programa dos Coletivos “COLETIVOS-ADOLESCENTES EM AÇÃO/JOVENS
ESPORTISTAS”, fique agora com o programa do coletivo do Projovem Adolescente do
Barreiro do Jorge.
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