PLA – Plano de Ação Coletivo
"JOVENS GUERREIROS NA CULTURA E NO ESPORTE"
Barreiro do Jorge – Farias Brito, CE
Coletivo: "JOVENS GUERREIROS NA CULTURA E NO ESPORTE"
Orientadora:
Facilitadores:
Antonio Fernandes Dias (Ronaldo)
José Cordeiro Roberto (Miúdo)
Equipe Técnica do CRAS Serra:
Coordenadora do CRAS Serra: Mariana Camilo Lopes Dias
Coordenadora Pedagógica: Daniella Dalgisa de Alencar
APRESENTAÇÃO
Esse trabalho é uma realização dos jovens participantes do Projovem Adolescente, do coletivo da tarde, Jovens Guerreiros na Cultura e no Esporte. Neste projeto, temos o objetivo de construir a memória cultura do Barreiro do Jorge através de depoimentos dos idosos da comunidade bem como pesquisar e divulgar na comunidade do Barreiro do Jorge, um estudo voltado para a comunidade juvenil sobre nossa grandeza cultural sensibilizando-os para prosseguirem na prática de valorização da nossa cultura.
- Introdução
- Justificativa
- Objetivos
- Público Alvo
- Metodologia
- Ações /Metas
- Cronograma de Atividades
- Recursos Humanos e parcerias
- Recursos Materiais
- Avaliação do Projeto
- Considerações Finais
- Referências Bibliográficas
- Anexos
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Ao desenvolver esse projeto acreditamos estar contribuindo com a formação da história de nossa comunidade, ampliando o conhecimento sobre nossa cultura e proporcionando que essa comunidade participe como elemento ativo em nossa sociedade. Assim, pretendemos fortalecer a identidade cultural, o sentimento de pertencimento e acolhimento das pessoas do Barreiro do Jorge, valorizando sua cultura e elevando a auto estima dos idosos e de cada pessoa do lugar inclusive de cada participante do serviço sócio educativo Projovem Adolescente.
- Coletar informações para construção de memória cultural;
- Divulgar um estudo no município de Farias Brito;
- Fazer conhecer a todos da comunidade a grandeza de nossa cultura;
- Apresentar na prática a força da manifestação cultural.
- Pesquisa com idosos através de entrevistas orais e fotos dos entrevistados;
- Pesquisa de outras manifestações culturais (arquitetura, objetos, danças);
- Pesquisa de manifestações religiosas;
- Produção de cartilha ilustrada de todas as manifestações;
- Produção de livro de receitas com fotos;
- Realização de mini projeto da lapinha como mostra da cultura local.
- Reconhecer e conscientizar o idoso de sua importância para construção de história local;
- Sensibilizar a comunidade para continuar manifestações religiosas;
- Fazer conhecer a toda comunidade juvenil de Barreiro do Jorge suas raízes culturais;
- Participação da comunidade em nossa caminhada para elaboração dessa história.
- Visita à idosa (fazer relatório com fotos);
- Evento do idoso (fazer relatório com fotos);
- Lapinha: foram feitos alguns ensaios e figurinos.
- Pesquisa de manifestações culturais (fotos, arquitetura, objetos)
- Escrever documentar por escrito manifestações religiosas –
- Produção de cartilha ilustrada –
- 20/Out. – produção de vídeo: (a professora adiou novamente).
- APRESENTAÇÃO DA LAPINHA EM DEZEMROObs. Texto retirado do Planejamento Final Projovem 2011.
JUSTIFICATIVA
Desenvolver a identidade cultural, além de ser um dos objetivos do Projovem Adolescente é uma forma de fortalecer o sentimento de pertencimento e acolhimento do ser humano a determinada comunidade, é também um dos fatores que contribuem para sua qualidade de vida relacionando-se com a sua saúde emocional e participação social.
Optamos por construir nossa memória cultural através do vasto conhecimento dos idosos, ansiosos em contribuir em nosso processo de pesquisa estimulando a troca de experiência num trabalho coletivo para valorizar nossa cultura antes que esta morra no esquecimento.
Ao assumirmos esse compromisso, esperamos realizá-lo em coletividade, vivenciando uma forma dinâmica e coerente para o cenário que queremos apresentar as futuras gerações.
OBJETIVOS
PÚBLICO ALVO
Comunidade do Barreiro do Jorge.
METODOLOGIA
Pesquisas, entrevistas, revitalização de uma pratica cultural do lugar.
AÇÕES
METAS
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
AGOSTO/SETEMBRO
Dinâmicas de revitalização, redirecionamento e reconstrução do PLA.
OTUBRO/NOVEMBRO
BARREIRO – TERÇAS:
FTG18/10:
Exibição do vídeo Morango com Limão.
Divisão de grupos para as seguintes atividades:
Ensaio da Peça sobre convivência no trabalho: "Acertando as Diferenças" com base no texto: "Assembléia na carpintaria" adaptada para um programa de rádio (Desafios Módulo III e Módulo IV);
Planejamento do vídeo com o tema do PLA (mapa do local das filmagens, redações sobre o que vão falar, questionários de possíveis entrevistas, elucidar soluções/sugestões) – (Cumprindo Módulo V).
25/10:
Realização do vídeo.
01/11:
Realização do vídeo.
08/11:
Fichas POP e fichas de avaliação do ciclo.
09/11:
Programa de rádio em Farias Brito.ACABOU SENDO EM 30 DE NOVEMBRO!
15/11:
FERIADO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.
2211:
Construção de currículo (agendar esse dia para tirar documentos).
29/11:
Reunião de Pais.
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ
Colocar nas linhas como estão as ações de desenvolvimento da lapinha e o que já foi e está sendo desenvolvido no PLA:
Feito:
O que vão cumprir: DE OUTUBRO À DEZEMBRO
DEZEMBRO
RECU RSOS MATERIAIS
N°
|
ARTIGO
|
QUANITADE
|
01
|
Papel ofício A4
|
04 resmas
|
02
|
Câmera digital/cabo USB
|
01 und
|
03
|
Filmadora
|
01 und
|
04
|
Cd gravável
|
10 und
|
05
|
Computador com Impressora Multifuncional
|
01 und
|
RECURSOS MATERIAIS
N°
|
ARTIGO
|
QUANITADE
|
01
|
Papel ofício A4
|
04 resmas
|
02
|
Câmera digital/cabo USB
|
01 und
|
03
|
Filmadora
|
01 und
|
04
|
Cd gravável
|
10 und
|
05
|
Computador com Impressora Multifuncional
|
01 und
|
RECURSOS HUMANOS
- Adolescentes do Projovem;
- Idosos da comunidade;
- Alunos da E.E.F. Joaquim Ferreira dos Santos.
AVALIAÇÃO DO PROJETO
A avaliação será em curto prazo traduzida no empenho de todos e a longo prazo, no fortalecimento da identidade cultural local.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As ações aqui apresentada canalizam o desejo juvenil de visibilidade social que muitas vezes se concretiza pela violência, mas, neste caso, de forma positiva por meio da iniciativa e disposição para valorizar a cultura local.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Caderno do orientador social: ciclo II: percurso sócio educativo V: "Coletivo articulador-realizador": participação cidadã/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.-1.ed.- Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009.280p.(Projovem Adolescente: serviço sócio educativo).
ANEXOS
Arquitetura:
Arquitetura:
RÁDIO CARMOVIDA FM – PROGRAMA DE RÁDIO:
EU SOU CIDADÃO AMIGOS DA LEITURA
Apresentação:
Adolescentes do serviço sócio educativo Projovem Adolescente
COLETIVO
S: JOVENS GUERREIROS NA CULTURA E NO ESPORTE"
Patrocínio:
Secretaria de Assistência Social e Prefeitura Municipal de Farias Brito.
2º Programa BARREIRO: 09/11/2011 – PAUTA: PLA – Plano de Ação
"JOVENS GUERREIROS NA CULTURA E NO ESPORTE"
Tirar uma cópia para o operador de som
Leitura do Poema:
- A EFICIÊNCIA NO TRABALHO HOJE EM DIA. Músicas de fundo:
- M.J. visionary huijia music – 4,40 minutos.
- Fala de chamada para a peça:
- Adolescente responsável:____________________. Músicas de fundo:
- M.J. Cry – 4,52 minutos.
- Apresentação a peça:
- Assembléia na Carpintaria. Músicas de fundo:
- Há os sons/efeitos especiais.
- Músicas: Desesperar Jamais (Ivan Lins – 3.10 minutos).
- Fala de despedida: Músicas de fundo: Baila Comigo (Rita Lee)
- 5:26 – deixar tocar um pouco depois que o adolescente falar.
Programa de rádio Barreiro:
DIÁLOGOS PARA AS FALAS (as falas estão sublinhadas):
FALA/adolescente___________________: Boa tarde a todos aqueles que escutam o programa Amigos da Leitura em Farias Brito, você está hoje com os jovens do serviço educativo Projovem Adolescente um projeto que existe na sua cidade para oferecer formação ao jovem entre 15 e 17 anos que estuda em escola pública. Muito obrigado a todos os ouvintes da rádio Carmovida FM pela audiência. Eu sou__________ e estou representando aqui o coletivo"JOVENS GUERREIROS NA CULTURA E NO ESPORTE" do Serviço Sócio educativo Projovem Adolescente em Barreiro do Jorge. Nas aulas de Formação Técnica Geral com o Professor Ronaldo, estamos estudanto as Etapas e os Processos de Trabalho, Assim, nosso programa hoje vai tratar sobre o Trabalho. Vamos começar com uma irônica e bem humorada reflexão do poeta Fernando Pessoa em seu poema A Eficiência no Trabalho Hoje em Dia.
A Eficiência no Trabalho, Hoje em Dia
Fernando Pessoa, in 'Heróstato'
A improbidade e ineficiência profissionais são talvez as características distintivas da nossa época. O artífice de outrora tinha que trabalhar; o operário atual tem de fazer uma máquina trabalhar. É um simples capataz de escravos de metal; torna-se tão embrutecido como um capataz de escravos, mas menos interessante, porque nem sequer se lhe pode chamar tirano.
Tal como o capataz de escravos se torna escravo da sua função e adquire, desse modo uma mentalidade de escravo, ainda que de um escravo mais afortunado, também o capataz de máquinas se transforma numa mera alavanca biótica, numa espécie de mecanismo de arranque associado a um motor.
Desesperar Jamais (Ivan Lins)
Desesperar, jamais / Aprendemos muitos nesses anos
Afinal de contas não tem cabimento
Entregar o jogo no primeiro tempo
Nada de correr da raia /Nada de morrer na praia
Nada, nada, nada de esquecer
No balanço de perdas e danos
Já tivemos muitos desenganos
Já tivemos muito que chorar
Mas agora acho que chegou a hora de fazer
Valer o dito popular
Desesperar jamais / Cutucou por baixo
O de cima cai / Desesperar jamais
Cutucou com jeito / Não levanta mais
Música Cidadão Zé Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário