quarta-feira, 8 de junho de 2011

Português na História

Curisamente,o portugues surgiu da mesma lingua que originou a maioria dos idiomas europeus e asiaticos,Com as inumeras migraçoes entre os continentes, a lingua inicial existente acabou subdividida em cinco ramos: O helênico, de onde veio o idioma grego; O romantico que originou o portugues,o italiano,o françes e uma serie de outras linguas denominadas latinas;O germanico, de onde surgiram o ingles eo alemao; E finalmente o celtico, que deu origem aos idiomas irlandes e gaelico.O ramo eslavo,o quinto deu origem a outras diversas linguas atualmemte faladas na europa oriental.
O latim era a lingua oficial do antigo inpério romano e possuia duas formas: olatim clássico, que era empregado pelas pessoas cultas epela dominante (poetas,filosofos, senadores,etc.), e o latim vulgar que foi introduzido na peninsula lbérica pelos conquistadores romanos. Damos o nome de neolatinas ás linguas modernas que provêm do latim vulgar. No caso da peninsula lbérica, pódemos citar o catalão,o castelhano eo galego-português,do qual resutou a lingua protuguesa.
O dominio cultural e politico dos romanos na peninsula lbérica impÔs sua lingua, que,entretanto,mesclou-se com os substratos lingüisticos lá existentes, dando origem a vários dialetos, genericamente chamados romanços (do latim romanice, que significa "falar á maneira dos romanos"). Esses dialetos foram, com o tempo, modificando-se, até constituirem novas linguas. Quando os germânicos, e posteriormente os árabes, invadiram a peninsula, a lingua sofreu algumas modificações,porém o idioma falado pelos invasores nunca conseguiu se estabelecer totalmente.
Somente no seculo XI , quando os cristãos expulsavam os arbes da penisula , o galego- portuges passou a ser falado eescrito na lusitãnia ,onde tambem surgiram dialetos originados pelo contato do arabes com o latim. O galego -portuges, derivdo do romance, era um falar geograficamente limitado a toda a faixa ocidental da penisula correspondendo aaos atuais territorios da galiza e de portugal. em meados do seculo XVI ,evidenciam-se os falares do sul, notadamente da regiao de lisboa .Assim,as diferenças entre o galego eo portugues começaram a se acentuar .A consolidaçao de altonomia politica ,seguida dda dilataçao do imperio luso consagrou o portugues como uma lingua variante do espanhol,que ainda e falada na galicia ,situada na regiao norte da espanha.
As grande4s cnavegaçoes ,a partir do seculo XV D.C ampliaram os dominios de portugal e levaram alingua portuguesa as novas terras da africa (Angola, moçambique ,guini,bissau, sao tome e pricipe),ilhas proximas da costa africana (açores ,madeira),asia (macau,goa, damao,diu),oceania (timor)e america (brasl).

A evoluçao da lingua portuguesa destacam-se auguns períodos:

1)Fase proto- historica

Compreende o periodo anterior ao secul XII,com textos escritos em latim barbaro (modalidade usada apenas em documentos , por razao tambem denominadas de latim tabeolico)

2) Fase do portugues Arcaico
Do seculo XII ao seculo XVI, compreendendo dois periodos distintos:
a) do seculo XII ao XIV, com textos em galego-portugues ;
b) do século XIV ao XVI, com a separação entre o galego e o português.

3) fase do porteguês modreno

Inicia-se a partir do século XVI, quando a lingua se uniformiza, adquirindo as caracteristicas do portugues atual. aliteratura renascennista portuguesa, notadamente produzida por camões, desempenhou papel fundamental nesse processo de uniformação. Em 1536, o padre fernão de olivera publicou a primeira "gramática de lingoagem portuguesa". Seu estilo baseava-se no conceito clássico de gramática, entendida como 'arte de falar e escrever corretamente".


By Projovem Sede

Nenhum comentário:

Postar um comentário