Hoje cerca de 250 milhões de pessoas falam português no mundo. No Brasil estão 80% desses falantes. O português é a lingua oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.É a quinta lingua mas falada do planeta e a terceira mas falada entre as linguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano. Por toda essa importância, seu insino é obrigatório nos países que compõem o Mercosul.
Não oficialmente, o português também é falado por uma pequena parte da população em Macau (território Chines que foi até 1999 administrado pelo os portugueses); no estado de Goa na Indía (que foi pssessão portuguesa até 1961) e no Timor Leste, na Oceania ( até 1975 administrado pela ONU)
O fato de a lingua portuguesa estar assim espalhada pelos continente deve-se à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, que levou para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a crenças e hábitos muito diversos, e acabou simplificanda em vários dialetos. São chamados de criolos os dialetos das colônias européias de além-mar.
A lingua portuguesa tem origem no latim vulgar, orasl, que os romanos introduziram na Lusitânia, região situada ao norte da Penísula Ibérica, a partir de 218 a.c.
Com a invasão romana da Pénísula Ibérica, em 218 a.c., todos aqueles povos, excesão dos bascos, passaram a conviver com o latim, dando inicio ao processo de formação ao espanhol, portugues e galego. Esse movimento de hemogeneização cultural, lingüística e política é denominado romanização. Até o século IX, a lingua falada era o romance, um estágio intermediário entre latim vulgar e as modernas línguas latinas, como o portugues, o espanhol e o francês. Essa fase é considerada a pré-história da língua.
Do século IX ao XII, já se encontram registros de alguns termos portugueses em escritos,mas o português era basicamente uma língua falada. Do século XII ao XVI foi a fase arcaíca e do século XVI até hoje, a moderna. O fim do período arcaíco é marcado pela publicação Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, em 1516. Oportuguês em Os Lusíadas, de Luís de Camões (1572), tanto na estrutura da frase quanto na morfologia (o aspecto formal das palavras), é muito próximo do atual.
By ProJovem Sede
Nenhum comentário:
Postar um comentário